terça-feira, 11 de outubro de 2011

Amigos e audiência

Andy Warhol previu que todos teríamos direito a 15 minutos de fama. Na era do Facebook, Twitter e Youtube, os minutos de fama são mais fáceis de obter mas, possivelmente mais curtos. Um amigo meu, hoje de manhã, lamentava que um dos seus amigos no Facebook não lhe falara na rua. Pois. Os amigos do Facebook são amigos apenas porque foi essa a palavra escolhida pelo fundador do fenómeno.
Na verdade, os amigos no Facebook são uma audiência. O ser humano tem a tendência para se achar o máximo (há casos mais agudos que outros) e achar que tudo o que faz é importante. Só isso explica que a cada almoço fora, passeio ou qualquer banalidade, se publiquem imagens e palavras sobre a atividade que estão a desenvolver quase como se vivesse para se ter um perfil de Facebook mais interessante.
A questão é que se precisa de público para esta forma de ser. E os amigos do Facebook aceitam ser público para que os seus amigos sejam o seu. Os aplausos são os likes. E assim vamo-nos sentindo mais importantes.
 Virtualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário