segunda-feira, 10 de outubro de 2011

As Serviçais

Houve um tempo, há não muito tempo, num país, que se diz o mais desenvolvido do mundo, onde brancos e negros eram duas raças à parte e onde as mulheres negras tinham o destino traçado: serem serviçais das meninas brancas, cozinhando, limpando e criando as filhas e filhos das suas patroas sem sequer poderem usar a mesma casa-de-banho que os seus empregadores.
É nessa América dos anos 60 que As Serviçais vivem. No Mississipi, Skeeter (Emma Stone de Crazy, Stupid Love), criada por uma empregada negra, não tem as mesmas ambições que as amigas: casar e ter filhos. Skeeter quer ser escritora e começa por sê-lo numa coluna sobre limpezas no jornal local. Para a ajudar a responder às questões levantadas pelas leitoras pede ajuda às empregadas das amigas: Aibeleen (Viola Davis de filmes como A Dúvida) e Minny (Octavia Spencer).
E, à medida que vai falando com elas descobre que a sua vida tem demasiadas histórias tristes, essencialmente devido aos maus tratamentos que os brancos lhe prestam. Brancos como Hilly (Bryce Dallas Howard) que pensa que os brancos são uma raça muito superior e que nem o WC deve partilhar com as serviçais.
É neste período de mudança que as serviçais da cidade de Jackson, em segredo, se juntam para contar as suas tristes histórias, chocando o estado mas falando, a uma só voz, contra a injustiça e racismo.
Um filme a não perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário